«« Voltar - «« Home
Links uteis

Ministério da Cultura
Câmara Municipal
Casa de Cultura Mario Quintana
UNIVATES - Lajeado RS
Associação Chico Lisboa



Adriana Donato


Sombra sobre o corpo


Adriana Donato, artista-plástica, nasceu em 1975 em Porto Alegre, formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde integra o Núcleo de Vídeo Arte Digital. Foi Coordenadora do Espaço de Arte da prefeitura de Alvorada (RS) e atualmente trabalha como assessora administrativa e atendimento à Lei Rouanet na Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, na capital gaúcha.
Fez exposições individuais em espaços culturais de Alvorada, no Museu Antropológico Caldas Junior, em Santo Antônio da Patrulha (RS), na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre (RS), na Univates, em Lajeado (RS), no IAB, na Livraria Cultura, no espaço Ado Malagoli do Instituto de Artes, no Teatro de Arena e na Galeria Leva, em Porto Alegre (RS).
Participou de coletivas no Cais do Porto, Casa de Cultura Mario Quintana, Atelier Livre, III Fórum Social Mundial, na Galeria Bolsa de Arte, Essa Poa é Boa - DC navegantes, Bienal B e na Pinacoteca do Instituto de Artes.
Realizou o workshop "Sombras e Luzes na Fotografia", na UNIVATES, em Lajeado (RS). Palestrou sobre "A multiplicidade da fotografia nas artes", como Artista Convidada pela professora Ms. Patricia Camera, do Instituto de Artes da UFRGS, e sobre "Criação e Imagem", na Livraria Cultura (Porto Alegre/RS).



Sombra sobre o corpo





Sombra sobre o corpo
Participou dos projetos "Pintura do Muro da Mauá", convidada por Wilson Cavalcante - Cava (Porto Alegre/RS), Intervenções "Antas na Bienal", na Captação Espacial: Bienal B (Porto Alegre/RS) e integrou o departamento cultural da Associação dos Artistas Plásticos do Rio Grande do Sul "Chico Lisboa".
Apresentou o panorama artístico de Porto Alegre no vídeo Visão Urbana - Porto Alegre através do olhar de um estrangeiro, produzido pela Associação Itália Porto Alegre - Onlus, que foi apresentado no IBRIT - Instituto Brasil Itália, no dia 22 de Outubro de 2007, em Milão. A sua série de fotografias "Sombra sobre o Corpo", faz parte do acervo de produções de artistas brasileiros do IBRIT, em Milão, através de parceria com a Associação Cultural Itália - Porto Alegre.
 
Sombra sobre o corpo
Rafael Araujo

Valesca Kuhn

Clauidia Hamerski
Uma Linguagem - Quatro olhares. 


De 25 de julho a 31 de agosto Adriana Donato participa da exposição na Fundação Ecarta, em Porto Alegre, que reúne desenhos em grafite e nanquim, junto com outros jovens artistas gaúchos: Claudia Hamerski, Rafael Araújo e Valesca Kuhn.
Esta exposição foi uma das duas escolhidas, no dia 1º de julho, pela Comissão Julgadora do Edital 2008/2009 da Fundação Ecarta, dentre 15 trabalhos inscritos. Anico Herkovits, artista plástico ilustrador e professor; Anete Abarno, artista plástica e professora; e José Francisco Alves, historiador, crítico de arte e artista plástico, fizeram parte da Comissão julgadora. De forma inédita, os trabalhos ainda foram submetidos à avaliação do público, que escolheu, com 41 votos, a Exposição Quatro por Um para estar na Galeria até o fim deste ano.
Desde 2005, a Galeria da Fundação Ecarta, ligada ao Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, vem programando exposições de artistas contemporâneos gaúchos. Atualmente quem está na Gerência Artística é o artista plástico Paulo Gomes. É dele a primeira curadoria da instituição e de acordo com o curador, essa exposição o desenho que explora o uso da luz e das sombras é o que une os quatro artistas.

Adriana Donato

Fundação Ecarta
 
Associação Cultural Itália-Porto Alegre Onlus | Registro Civil de Pessoas Juridicas n.3148 12-03-2009 | Todos os direitos reservados